Minas Gerais amplia Teste do Pezinho e se torna primeiro estado do país a cumprir nova lei federal

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Logo nos primeiros dias de vida, antes mesmo de descobrir o mundo com os próprios os, um pequeno furo no calcanhar pode fazer toda a diferença para o futuro de uma criança. O Teste do Pezinho, exame simples e obrigatório desde 1992 no Brasil, é uma das ferramentas mais eficazes da medicina preventiva.

Com apenas algumas gotas de sangue, é possível diagnosticar precocemente doenças graves e silenciosas, muitas vezes antes que os primeiros sintomas apareçam.

Às vésperas do Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 6 de junho, Minas Gerais se consolida como referência nacional ao se tornar o primeiro estado a cumprir integralmente as diretrizes da nova legislação federal sobre a triagem neonatal. A expectativa é que ainda neste ano, de forma gradual, o exame já e a rastrear as 60 doenças previstas na legislação. 

Para isso, o Governo de Minas está investindo mais de R$ 64 milhões por ano, valor destinado ao custeio dos exames, diagnósticos e tratamentos além de implementar ações estratégicas como qualificação profissional, logística eficiente, acolhimento humanizado e monitoramento contínuo.

O impacto é concreto: além de salvar vidas, o diagnóstico precoce evita sequelas graves, permite mais opções de terapias e oferece uma vida com mais qualidade às famílias afetadas. 

Minas Gerais atua com protagonismo nacional na maior ampliação do Teste do Pezinho no país. No ano de 2024, aprovou a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, com o objetivo de garantir atenção integral, humanizada e de qualidade às pessoas com esse tipo de doença, promovendo a equidade, a redução da morbidade e da mortalidade, e a melhoria da qualidade de vida.

Em abril de 2025, foi concluída a Fase 3 da ampliação do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), o qual agora contempla a triagem para 60 doenças, conforme previsto na Lei Federal nº 14.154, tornando Minas o primeiro estado a atingir integralmente essa meta.

Desde 1993, a triagem neonatal em Minas evoluiu de forma contínua: iniciou com a detecção de duas doenças (PKU e hipotireoidismo congênito), incorporou a doença falciforme em 1998. No ano de 2021 foi regulamentado o PTN-MG e, desde 2022, ou por um processo intensivo de expansão. Em 2024, a Fase 2 incluiu três novas doenças, totalizando 23 doenças raras triadas.

Por meio da Fase 3, foram incluídas 37 novas doenças no escopo do programa, alcançando o total de 60 doenças raras triadas, incluindo aminoacidopatias, acidemias orgânicas, galactosemias, doenças lisossômicas, imunodeficiências primárias e erros inatos do metabolismo.

Dados divulgados pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG demostram que, no ano de 2025, no período de 01/01/2025 e 30/04/2025, 73.712 primeiras amostras foram analisadas, detectando 45 casos confirmados de doenças raras.  Desde 25/01/2022, com a primeira ampliação do PTN-MG, até 23/05/2025, foram triadas 673.203 crianças, sendo 1240 casos confirmados para doenças raras. 

O Governo de Minas garante cobertura estadual do Teste do Pezinho com 4.109 postos de coleta nos 853 municípios mineiros, sendo realizado cerca de 1.100 testes por dia. Em 2023, conforme dados so SINASC, o PTN-MG proporcionou cobertura de 85,49% dos nascidos-vivos. As análises são feitas pelo NUPAD/UFMG, com o universal e gratuito via SUS ao diagnóstico e ao tratamento especializado. 

O resultado fica disponível online, e os casos com alterações são imediatamente encaminhados para consulta especializada, exames complementares e início do tratamento via SUS.

Com mais de 30 anos de atuação, o Nupad já realizou a triagem de mais de 7 milhões de bebês e acompanha hoje cerca de 7.800 pacientes com condições diagnosticadas pelo Teste do Pezinho. A rede de atendimento envolve mais de 3.800 Postos de Saúde em todo o estado.

Com informações: O Tempo.

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes