O torneio, que chega à 68ª edição, será aberto ao público
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), EM Barbacena, promove, de 24 a 30 de maio, a 68ª edição da Competição Troféu Tenente Lima Mendes. O torneio entre os Esquadrões Thunderbolt, Xavante e Black Hawk, que equivalem aos 3º, 2º e 1º anos do Ensino Médio, respectivamente, envolverá os 369 Alunos da Nascente do Poder Aéreo. Ao todo, serão disputadas 14 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, tiro, triatlo militar, vôlei, xadrez, cabo de guerra, corrida rústica e biatlo.
A cerimônia de abertura do Troféu Lima Mendes está marcada para este sábado (24/05), às 9 horas, no Estádio Walter de Oliveira. Toda a competição poderá ser acompanhada pelo público em geral. Os interessados em comparecer ao evento esportivo, contudo, devem atentar-se aos trajes não permitidos dentro da EPCAR: camiseta sem mangas; bermuda, vestido curto e minissaia, chinelos e decote. Confira a programação completa aqui.
Segundo o Subcomandante do Corpo de Alunos (CA) da EPCAR, Major Aviador Anderson Wilson Buarque Rocha, o evento esportivo une os benefícios da atividade física com a competição saudável entre as turmas. “Essa tradicional competição tem como objetivo unir os Esquadrões do Corpo de Alunos da EPCAR através do esporte, que traz diversos benefícios para a saúde, além de despertar liderança, resiliência e superação, atributos muito importantes para a formação militar dos nossos discentes”, salienta.
Major Aviador Rocha ainda comenta que o Troféu Lima Mendes auxilia no desenvolvimento das equipes no interior de cada turma, mas também é crucial na seleção dos atletas que irão representar a Nascente do Poder Aéreo na NAE. Nesta competição, concorrem as escolas militares: EPCAR, CN (Colégio Naval) e EsPCEX (Escola Preparatória de Cadetes do Exército). “É um aprendizado para os nossos alunos, que muitas vezes am de adversários em uma competição interna para montar uma equipe única, representando a Força Área Brasileira, na NAE”, pontua o Subcomandante do CA.
O torneio envolvendo as Forças Armadas também já é uma preocupação do Aluno Gabriel de Almeida Romani, da Turma Thunderbolt. O integrante da equipe de esgrima aponta que lidar com a pressão da torcida – contra e a favor – no Troféu Lima Mendes ajuda os atletas a se prepararem para o que enfrentarão na NAE. “Muitas pessoas não sabem lidar com essa pressão que sentem quando se deparam com uma torcida de cem, duzentas pessoas, e isso prejudica muito o desempenho delas. A Lima Mendes é uma excelente oportunidade de treinar isso, de aprender a lidar com a sua torcida te apoiando e aprender a lidar com a torcida adversária.”
Ao contrário de Romani, esta será a primeira vez que o Aluno Ruan Lucas Ramos Merelli, na Turma Black Hawk, participará da Competição Troféu Lima Mendes. O atleta da natação diz-se ansioso pela experiência. “Participar de uma competição como a Lima Mendes na Escola em que sempre sonhei estar e no esporte que mais amo é uma experiência extremamente relevante e marcante, que, com toda a certeza, trará fortes emoções”, revela.

Com informações: EPCAR.