Alunos da EPCAR, em Barbacena, conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Entre os 11 estudantes da Nascente do Poder Aéreo que conquistaram o prêmio, dois receberam medalhas de ouro nacional e estadual

Onze Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena, receberam, em maio, premiações da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP/2024. Oito integrantes da Turma Thunderbolt e três da Turma Xavante estiveram entre os agraciados com as medalhas de ouro, prata e bronze nos âmbitos nacional e estadual. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no Anfiteatro da Escola Estadual Pio XI, em Barbacena (MG).

Nesta que é considerada a maior competição científica do país, os Alunos Matheus Barreto Ferreira dos Santos e Gustavo Marciano Duarte, do Terceiro Esquadrão, ganharam o Ouro Estadual e o Ouro Nacional. Eles participarão, no dia 30 de junho, da premiação a nível nacional, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ).

Para o Aluno Barreto, que conquistou o título pela quinta vez, o êxito na OBMEP é consequência do esforço diário e do apoio que a EPCAR oferece. “A estrutura aqui é excepcional e possibilita que a gente se desenvolva da melhor maneira em todos os aspectos, tanto físicos, quanto morais, éticos e estudantis”, afirmou. O Aluno Marciano já havia ganhado a medalha de bronze em 2023 e comemorou a evolução nesta disciplina que é considerada uma das vilãs no processo de aprendizagem. “Matemática é uma matéria que, antes de chegar na EPCAR, eu já tinha familiaridade. Chegando aqui, estudando mais, eu desenvolvi facilidade na matéria”, apontou o jovem, que também atribuiu a vitória ao apoio dos professores, chamados carinhosamente de “mestres”.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, foi representado pelo Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Aron-Luis Martins da Silva. Um dos professores de Matemática da “Nascente do Poder Aéreo”, Alexandre José Rodrigues, também esteve presente.

SUCESSO CONTÍNUO

Na premiação, os 11 Alunos foram acompanhados pelo professor Alexandre José Rodrigues. Ele, que representou a equipe de seis professores de Matemática, leciona a disciplina há vinte anos na Nascente do Poder Aéreo. “Todos os anos nós temos medalhistas de ouro, tanto a nível regional quanto nacional. É uma conquista muito particular deles, que se dedicam muito para isso. Procuram os professores na medida do que eles podem, buscam o resultado com afinco e com o auxílio que a gente pode dar”, salientou.

Alexandre ainda mencionou o fato de que cerca de 80% dos Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar são voluntários para fazer a primeira fase da OBMEP. Para se saírem bem nas provas, a rotina de estudos precisa ser intensificada. “Próximo à aplicação da primeira fase, a gente pede ao Corpo de Alunos que os libere da parte da noite para poderem estudar um pouco mais e se dedicarem a rever algo, porque é cobrado todo o conteúdo do Ensino Médio. Quando esses Alunos são classificados para a segunda fase, nós temos uma participação mais direta, fornecendo os cadernos de questões cedidos pela organização da OBMEP e acompanhando o estudo deles. Volto a frisar que é um estudo muito individualizado. Por mais que tenham o companheirismo, eles traçam metas particulares e estudam sozinhos, com a nossa orientação dentro de sala de aula, na medida do possível”, pontuou o professor de Matemática.

A MELHOR DO BRASIL

O esforço conjunto de professores e estudantes também foi ressaltado pelo Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aron. “Atribuo esse papel de destaque da EPCAR ao interesse dos Alunos em aceitar os desafios que são propostos na Olimpíada de Matemática e, com certeza, à dedicação do corpo docente no dia a dia, fomentando esse espírito de competição saudável. E, mais indiretamente, ao apoio da Divisão de Ensino, do Corpo de Alunos, do Comando da Escola como um todo, gerenciando tudo, o que permite que as coisas fluam da melhor forma possível no processo de ensino-aprendizagem”, destacou.

Ainda para o Coronel Aron, as duas medalhas de ouro nacionais fortalecem a posição atual da Nascente do Poder Aéreo como a melhor escola pública de ensino médio do Brasil. “Esse resultado acaba coroando o processo contínuo que vem nessa esteira da capacitação do corpo docente, do interesse do Aluno em buscar o desafio, de todo o apoio que a gente recebe nos bastidores, do Comando da Escola. Ele vem realmente coroar o esforço, cada tijolinho que um profissional coloca na nossa obra”, ressaltou.

Com informações: EPCAR.

Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes