Funeral do pontífice será no sábado (26/04), mas fiéis poderão visitar o corpo a partir de quarta-feira (23/04)
O Vaticano divulgou, na madrugada desta terça-feira (22/04), no horário de Brasília, as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco sendo velado no caixão, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A cerimônia faz parte do rito de constatação da morte e da deposição do corpo, primeira etapa das exéquias papais.
O momento foi conduzido pelo Cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, na Capela da Domus Sanctae Marthae, onde o Pontífice residia.
O velório público terá início nesta quarta-feira (23/04), a partir das 9h da manhã, no horário de Roma (4h da manhã no Brasil), e seguirá até o próximo sábado (26/04), quando será celebrada a Missa das Exéquias às 10h (5h no horário de Brasília).
A celebração será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, marcando o início do Novendali, os nove dias oficiais de luto da Igreja Católica. Após a missa, o Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme desejado em seu testamento.
O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco no caixão. As fotos foram feitas na capela da Casa de Santa Marta, onde viveu o pontífice.
Em uma das fotos (veja acima), é possível ver diversos elementos litúrgicos e próprios da Igreja Católica. Entenda o que é cada um deles e simbologia da imagem:
Caixão do papa: feito de madeira e com revestimento de zinco;
Casula: veste litúrgica do Papa Francisco;
Mitra: chapéu do papa;
Na mão do papa: um terço e seu anel de bispo;
Padre próximo ao caixão: secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, reza ao lado de Francisco;
Soldado em pé: Guarda suíça, responsável pela segurança do papa;
Local do velório: Capela da Casa de Santa Marta, residência oficial do papa.
“O Papa está vestido com uma veste litúrgica, e isso é tradição, parte do ritual. Francisco está vestido ali como se ele fosse para uma celebração, com uma casula vermelha, porque ele é um sucessor do apóstolo Pedro. Os papas são velados de vermelho, a cor dos mártires, que remete ao martírio e à ideia de você dar a vida pelo evangelho”, afirmou o vaticanista brasileiro Filipe Domingues.
Ainda segundo Domingues, o Papa Francisco está com um anel na mão, que ganhou quando era bispo. O anel não é o papal, chamado de “anel de pescador”, que foi destruído após sua morte.
O Vaticano anunciou que o funeral do Papa Francisco será às 5h de sábado (26), 10h no horário local de Roma. Seu caixão com o corpo será trasladado para a Basílica de São Pedro às 4h de quarta-feira (23), 9h no horário local.

Com informações: O Tempo e G1.