O projeto Cultura e Cidadania, que desembarcou em Jeceaba no início junho, terá suas últimas atrações na cidade nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de junho. Em 2024, o projeto estreia suas atividades de forma presencial nas cidades de Santa Cruz de Minas, Jeceaba e Barbacena. Com o patrocínio de Hypofarma e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa oferece programação cultural com apresentações de artes cênicas, exibição de filmes e oficinas culturais durante duas semanas em cada um dos municípios. Encerrando a temporada em Jeceaba, a programação traz “O Pequeno Grande Circo do Pinico”, com Palhaço Pinico, no dia 18 na Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque e no dia 19 na Escola Municipal Professora Geralda Calixta Leão, além do o filme “Placa-Mãe”, no dia 20 de junho, quinta-feira, às 19h, na Escola Municipal Lindaura da Conceição Ribeiro; e “Mussum, O Filmis” na Quadra do CRAS, no dia 21 de junho, sexta-feira, às 19h.
Já aram pela cidade o espetáculo “Abena”, da Cia Bando, e os filmes “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro” e “Tô Ryca 2”. Além dos espetáculos, o projeto está realizando oficinas na cidade. As atividades gratuitas são voltadas para um trabalho de percepção corporal e acontecem na Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque. De acordo com Daniel Vitral, idealizador e coordenador do projeto, a programação do festival foi pensada de forma a conectar crianças, jovens e adultos com a arte e com o aprendizado. “O Cultura & Cidadania tem impactado, há alguns anos, a vida de comunidades do interior desenvolvendo habilidades artísticas e culturais, e orientando sobre práticas de cidadania. Chegamos para a primeira edição em Jeceaba com a vontade de aproximar o público do universo da arte, partindo da ideia de que a cultura é mais que um entretenimento, é também uma atividade educacional e de transformação social”, destaca Daniel Vitral.
O próximo filme a ser exibido na cidade, “Placa-Mãe”, é uma animação dirigida por Igor Bastos e traz a história de Nadi, uma andróide com cidadania, que ganha o direito de adotar duas crianças, David e Lina. Encerrando a programação, será apresentado “Mussum, O Filmis”. Com direção de Silvio Guindane, a produção tem no elenco Ailton Graça (como Mussum), Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal. O filme narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores de Os Trapalhões.
Cultura & Cidadania
O projeto teve início na cidade de Barroso, em 2016, e já contemplou oito cidades da região. A iniciativa conta com o patrocínio de Hypofarma e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Jaceaba e produção de Lais Vitral. Uma realização da Vitral Bureau Cultural e Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução.
Serviço
Todas as atividades do projeto são gratuitas.
Endereços:
E.M. Lindaura Da Conceição Ribeiro – Distrito Machados De Minas – Zona Rural
E.M. Prof Geralda Calixta Leão – Distrito De Bituri – Zona Rural
E.M. Zuleika Halfeld de Albuquerque – Avenida Maria Eduarda de Resende, 61 – Centro
Quadra do CRAS – Avenida Maria Eduarda de Resende, s/n – Centro
Com informações: Divulgação.