Cerca de 550 mil turistas aram pelo Estado
A Semana Santa em Minas atraiu cerca de 550 mil turistas e foi responsável por injetar R$ 1,9 bilhão na economia do Estado. A cifra representa quase 40% da estimativa anual de R$ 5 bilhões para o turismo religioso no território mineiro. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) de Minas Gerais.
Conforme a pasta, foram mais de 660 eventos em 460 cidades, que integram a programação do programa estadual Minas Santa. Desde a idade média, a fé cristã impulsiona rotas de peregrinação e movimentos econômicos. De Compostela a Roma, da Terra Santa às veredas de Guimarães Rosa, a fé moldou vilas, ergueu igrejas e fez nascer os primeiros hospitais e universidades. Hoje, Minas Gerais resgata esse espírito e mostra ao mundo que a economia da fé é também economia do bem, da cultura, da caridade e da esperança.
O programa Minas Santa uniu grandes centros e pequenos distritos, de Sabará a São Thomé das Letras, de Vargem Bonita à histórica São João del-Rei. A celebração da fé se estendeu a todos os 853 municípios e mais de mil distritos, com seus tapetes, cortejos, missas, coralistas, romeiros, congadeiros e violeiros.

“São Thomé das Letras mostrou mais uma vez sua força como destino de espiritualidade, cura e reconexão. Com 90% dos nossos 19 mil leitos ocupados, vivemos dias de grande movimento, paz e diversidade de expressões religiosas. Aqui, a fé caminha junto com a natureza e a energia que emana da nossa terra”, disse Donizete Flauzino, prefeito da cidade do Sul de Minas.
Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, o Minas Santa é mais que um programa. “É uma celebração da fé como linguagem da cultura mineira. Ao reunir centenas de milhares de pessoas em todo o estado, mostramos que a espiritualidade é um dos maiores patrimônios vivos de Minas”.

Com informações: Rádio Itatiaia/fotos: Diocese São João del-Rei.