Tecnologia ajuda Congonhas a diminuir infestação de dengue

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Cidade foi pioneira no Brasil em usar a solução do “Aedes do Bem” para conter o aumento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Após um ano da adoção da tecnologia do “Aedes do Bem” em Congonhas (MG), o município, que hoje conta com cerca de 55 mil habitantes, conseguiu limitar o aumento dos casos de dengue a 299% em 2024.  Os municípios vizinhos registraram aumentos de até 7.000% em meio a uma epidemia nacional.

Desde julho de 2023, mais de 4.500 “caixas do bem” foram instaladas em 1.520 pontos da cidade. Como resultado, o índice de infestação de mosquitos fêmeas caiu significativamente. Em maio de 2024, após 10 meses de uso da tecnologia, nenhum criadouro positivo para larvas foi encontrado na cidade, de acordo com o levantamento do município de Congonhas que realizou a inspeção de 1.004 imóveis na cidade.

A solução faz parte do portfólio da CallClean, empresa mineira com mais de 19 anos de experiência no mercado de controle de pragas e higienização de reservatórios de água. A companhia é a representante exclusiva da Oxitetec, líder mundial em soluções sustentáveis de engenharia biológica para as ameaças representadas pelas maiores pragas do mundo para a saúde humana, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

A CallClean conta com todas as licenças sanitárias, ambientais e da Anvisa e oferece ao mercado o mais alto padrão regulatório, garantindo que seus serviços não apenas eliminem pragas, mas também protejam o meio ambiente.

Como funciona o “Aedes do Bem”

Os “Aedes do Bem” são mosquitos Aedes aegypti machos que possuem a característica autolimitante, que é biotecnologia criada pela Oxitec.

Ao serem liberados no ambiente urbano, procuram ativamente e acasalam com as fêmeas da mesma espécie.  Essas fêmeas são as responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Do cruzamento, só sobrevivem os mosquitos machos, que não picam ou não transmitem doenças. Eles herdam a característica autolimitante e a transferem para as próximas gerações.

Os “Aedes do Bem” funcionam como um larvicida espécie-específico 100% eficaz.

“Adotamos essa tecnologia na CallClean por se tratar de mais uma ferramenta com grande eficácia no controle da proliferação das fêmeas do Aedes aegypti nas áreas tratadas. Além disso, não traz riscos para outros insetos benéficos, pessoas e animais de estimação, sendo certificada pela CTNBio, Autoridade Regulatória Brasileira de Biosegurança”, diz Ana Gláucia.

Com informações: Gabriel Malagrino.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes