Sertanejos apoiam campanha de doação de órgãos do MG Transplantes durante Expô Barbacena

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Exposição em Barbacena une conscientização e entretenimento para fortalecer a cultura da doação de órgãos entre a população

O MG Transplantes (MGTX), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), realizou, em parceria com a Prefeitura de Barbacena, ações educativas sobre a doação de órgãos durante a 56ª Exposição Agropecuária da cidade, que aconteceu de 14 a 18 de maio. A iniciativa incluiu depoimentos de artistas e teve como objetivo esclarecer dúvidas, conscientizar sobre a importância do ato e incentivar o diálogo familiar em torno do tema.

“É uma campanha maravilhosa. Eu sou doador. Todos deveriam ser. Podemos salvar várias vidas”, afirmou o cantor Murilo Huff. “A gente sempre pode estar ajudando, até mesmo na hora mais decisiva das nossas vidas. É um privilégio, para nós, podermos fazer parte disso aqui hoje”, disse Santiago, da dupla Guilherme e Santiago. “MG Transplantes, assino embaixo também. É importante que todos tenham a consciência que pode ser um doador e salvar várias vidas”, completou Guilherme. Além deles, as sertanejas Maiara e Maraisa receberam a presidente da Fhemig, Renata Dias, e a chefe de gabinete, Carolina Lages, para a entrega dos Kits de promoção do MGTX.

Expo Barbacena MGTX Maiara Maraisa. No estado, o MG Transplantes é o responsável por coordenar toda a política de transplantes, incluindo a notificação, doação, distribuição e logística de órgãos e tecidos humanos. Atualmente, mais de 46 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil, sendo mais de 4 mil somente em Minas Gerais. “Hoje, 30% das pessoas que esperam por um órgão acaba morrendo antes de terem a chance de receber a doação. Por isso, é tão importante esta ação em um evento desta magnitude. Somente com solidariedade, vamos conseguir salvar essas pessoas”, afirma o diretor do MGTX, Omar Lopes Cançado.

Cada doador pode salvar até 10 vidas. Para se tornar um, basta comunicar esse desejo à família, pois só ela pode autorizar após a morte. “É bom conversar desde já com a família e deixar clara a vontade de ser um doador, se houver oportunidade um dia”, aconselha Omar.

A gerente istrativa do MG Transplantes, Ediléia Gonçalves, aproveitou para agradecer pela parceria com a prefeitura. “Nosso trabalho é tentar levar as informações sobre doação de órgãos para o máximo de pessoas possível. Agradecemos ao município de Barbacena por ter aberto as portas para a gente em um evento de tanta importância”.

Com informações: Aline de Castro/fotos: Prefeitura de Barbacena.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes