Tem início nesta segunda-feira (21/04), em Barbacena, a programação religiosa do 61º Jubileu de São Jose Operário, que se estende até 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalhador e, também, dedicado à comunidade local para celebrar o Santo por sua significância como patrono da justiça social e protetor dos trabalhadores.
O evento religioso acontece desde 1964 na Basílica São José Operário, imponente templo religioso construído entre 1950 e 1958, em formato de cruz grega. Por onze dias, fiéis e devotos de várias cidades mineiras fazem peregrinação até Barbacena para participar das celebrações eucarísticas, da Novena de São José Operário e das confissões, e, também, para pedir bênçãos ou agradecer por graças alcançadas.
Além da programação religiosa, durante o período do Jubileu, também acontece movimentos de barraquinhas fora do adro da igreja, de responsabilidade da Prefeitura de Barbacena, com vendas de comidas típicas, utilidades domésticas, eletrônicos, calçados, vestuário e artigos em gerais, que atrai milhares de pessoas. Ao todo, segundo divulgado pela Prefeitura de Barbacena, 205 espaços foram locados para instalação de barracas para exploração durante o Jubileu, destinados a empreendedores, comerciantes ou expositores comercializar seus produtos em ruas no entorno durante festividades.

Compreende a programação religiosa, novena de São José Operário, celebrações eucarísticas, confissões e procissão. Abrindo às festividades, nesta segunda-feira (21/04), às 06h, a Paróquia realiza procissão com a imagem de São José saindo da Igreja de Nossa Senhora da Glória em direção à Basílica. No decorrer desta semana, até a próxima sexta-feira (25/04), todos os dias haverá missas às 6h, 9h, 15h e 19h. No sábado (26/04), as celebrações ocorrem às 6h, 9h, 15h, 17h e 19h. Já no domingo (27/04), as missas serão realizadas às 6h, 8h, 10h, 15h, 17h e 19h. E de 28 a 30 de abril às 6h, 9h, 15h e 19h. No dia dedicado a São José Operário Missas, 1º de maio, às 6h, 8h, 10h, 13h, 15h, 17h e 19h.
De acordo com a programação divulgada pela Paróquia, as confissões serão atendidas no período do Jubileu nos seguintes horários: de 8 às 11h; de 14 às 16h; das 18h30 às 20h. No dia 1º de maio até às 15h. No dia 25 de abril será ministrado o Sacramento da Unção dos Enfermos nas missas das 9h e 15h.
A Paróquia São José Operário reforça que não tem participação no movimento externo ao estacionamento da Basílica, e que não recebe recursos advindos de aluguel de barracas e outros movimentos. Os que quiserem colaborar com o Jubileu poderão fazer suas doações através de ofertas nas missas ou na secretaria paroquial.
Participação da Paróquia São José nas celebrações
Dia 21 – Segunda-feira: Pastoral do Dízimo e Pastoral do Batismo
Dia 22 – Terça-feira – Caminho Neo Catecumenal e SSVP
Dia 23 – Quarta-feira – Dimensão Litúrgica, Ministério de Leitores e Equipes de Canto.
Dia 24 – Quinta-feira – Irmandade do SSmº e MECE.
Dia 25 – Sexta-feira – Apostolado da Oração, Grupos de Reflexão, MFC e Terço dos Homens Dia 26 – Sábado – Pastoral Familiar, ECC e ASFAM.
Dia 27 – Domingo – Catequese, EAC, Juventude, Ministério de Acolhida e Grupo de Oração AMEI.
Dia 28 – Segunda-feira – Grupo de Oração Maria e RCC.
Dia 29 – Terça-feira – PASCOM e Mães que oram pelos filhos.
Dia 30 – Quarta-feira – Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Social e Cursilho de Cristandade.
Convite especial para as celebrações:
Dia 25 – 15h – Padres da Forania de Rio Pomba
Dia 28 – 15h – Padres da Forania de Alto Rio Doce
19h – Padres e Paróquias da Forania de Barbacena
Dia 29 – 15h – Padres da Forania de Carandaí.

Com informações: Por Redação/fotos: Januário Basílio.