Uma equipe da Prefeitura de Barbacena, formada pela Diretoria de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras Públicas, identificou um grande volume de lixo, incluindo restos de construção, madeiras, e outros materiais descartados irregularmente em área do Parque de Exposições.
De acordo com a Prefeitura de Barbacena, o descarte irregular de lixo é um problema que afeta diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Essa prática tem provocado consequências sérias, como degradação do espaço público, riscos à saúde e Impacto ambiental. Na área que compreende o Parque de Exposições, em especial, a situação tornou-se um incomodo devido ao acúmulo de entulhos e materiais diversos descartados de forma inadequada.
No entanto, apesar de todas essas medidas, a principal ação a se fazer parte da própria população, ou seja, ter a consciência que não se deve jogar entulhos no Parque e em nenhum ambiente de uso público e coletivo. O descarte deve ser feito de maneira apropriada, por exemplo: restos de construção deve ser descartado a partir de empresas especializadas e credenciadas para o serviço de caçamba.
Para combater o problema, a Prefeitura de Barbacena tomou algumas medidas. Uma das ações imediatas foi a construção de um muro ao lado do estacionamento do parque para impedir o o de pessoas que utilizam o local como ponto de descarte. Além disso o monitoramento será mais intenso e a entrada a a ser único e exclusivamente pelo antigo Hirondelles.
O Parque de Exposições é um patrimônio da comunidade, e seu cuidado depende de todos.

Com informações: Prefeitura de Barbacena.