Na tarde desta quarta-feira (15/01), a Polícia Militar prendeu dois homens por estelionato em Barbacena, sendo que um deles estava em situação de foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto. A dupla, oriunda de São Paulo (SP), estaria em Barbacena para aplicar golpes na população.
De acordo com a Polícia Militar, uma das vítimas, um homem de 62 anos, procurou uma base da PM para relatar o golpe, enquanto o Copom recebia informações de várias pessoas dando conta de que dois homens estariam aplicando golpes na cidade utilizando um veículo Celta de cor preta.
O modus operar dos estelionatários consistia em abordar moradores nas residências, alegando ter uma mercadoria para entregar e, durante o contato, solicitavam documentos pessoais das vítimas e tiravam fotos.
De posse dessas informações, as guarnições do turno iniciaram rastreamento, sendo o veículo abordado na Avenida Pereira Teixeira, Centro de Barbacena. Os ocupantes, um homem de 28 anos e outro de 26, vieram de São Paulo e após consulta ao prontuário, foi constatado um mandado de prisão em aberto em desfavor do homem de 28 anos pelo crime de furto.
Durante busca veicular, os militares encontraram uma prancheta constando uma lista de nomes de vítimas e possíveis vítimas, s e F, bem como etiquetas com nomes completos de vítimas com alguns dados pessoais.
O condutor, 28 anos, alegou não possuir CNH e, ao verificar o licenciamento do veículo, foi constatado estar em atraso no exercício de 2023, sendo removido para o pátio credenciado. Em um primeiro momento, ele se recusou em fornecer seus dados e reou nome errado. Após fornecer sua real identificação e ser constatado o mandado de prisão, ele confirmou que utilizava meio fraudulento se ando por empresa terceirizada de entrega de encomendas para obter fotos e s das vítimas e posteriormente para obtenção de empréstimos no nome delas.
O autor de 26 anos relatou que realmente tirou fotos das pessoas e colheu suas s e se negou a prestar mais esclarecimentos. Os dois foram presos e levados para a Delegacia. Durante a confecção do registro, duas vítimas compareceram e reconheceram os autores.

Com informações: 13ª RPM.