O documentário sobre a atuação do “Professor Fullin”, lançado o pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, em parceria com a Academia Barbacenense de Letras, foi um sucesso. O lançamento do documentário, com roteiro e edição da jornalista Thaís Fullin, aconteceu na tarde da última sexta-feira (24/01), no auditório II do IF Sudeste Barbacena.
O projeto de extensão é coordenado pelo Professor do Campus Barbacena, Rodrigo Tostes Geoffroy, com a coordenação-adjunta da Jornalista do Campus Barbacena Bianca Alvin. Fazem parte da equipe os professores do Campus Barbacena Valdir José da Silva e Alexandre Bartoli Monteiro; as discentes do curso técnico em hospedagem integrado ao ensino médio Ana Cristina Franco e Sofia Rodrigues Guimarães. A Direção do documentário é da jornalista Thaís Fullin. A cinegrafia é de André Filippe Oliveira. E o roteiro e edição são de Thaís Fullin e André Filippe Oliveira.
O documentário é narrado por sua neta, a jornalista Thaís Fullin, e apresenta relatos profundos e emocionantes de familiares, colaboradores, amigos, alunos, associados e especialistas. Das experiências desafiadoras na Febem às diversas instituições de ensino que fundou ou nas quais atuou, apresentando os obstáculos superados, sua personalidade controversa e o impacto duradouro que Fullin deixou na educação tradicional e técnica da região.
Compam a mesa diretora, o substituto da pró-reitora de extensão do IF Sudeste MG, Kaique Osório; a Diretora – geral do Campus Barbacena, Pedagoga Elaine Loschi, a Diretora de Extensão do Campus Barbacena, professora Varlene Clea Saldanha; o Coordenador do Projeto de extensão extensão “História, desafio e fundamentos da educação de Barbacena e região: um documentário sobre a atuação do professor Fullin no ensino” o Professor do Campus Barbacena e presidente licenciado da Academia Barbacenense de Letras, Rodrigo Tostes Geoffroy e a Diretora do documentário, a jornalista Thaís Fullin. As autoridades destacaram a qualidade e a importância do documentário para a cidade de Barbacena e região.
O projeto teve uma pesquisa documental e utilizou a metodologia da história oral. Devido ao vasto conteúdo encontrado o documentário foi dividido em 4 capítulos totalizando uma rica história em 3 horas. O mesmo está disponível na íntegra no Canal oficial do YouTube do IF Sudeste MG – Campus Barbacena.
Durante a cerimônia, houve a entrega simbólica do documentário para as representações estudantis de Barbacena.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=aoBAN3BU5oY





Com informações: IF Sudeste Barbacena.