IF Sudeste Barbacena recebe visita de estudantes e professores canadenses

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

O IF Sudeste-Campus Barbacena recebeu a visita de treze estudantes e do professor responsável Dr. Randy Kutche, da Universidade de Saskatchewan (Usask), Saskatoon, Canadá.

Os discentes são das áreas da Agronomia e Biologia e o professor é da área de Fitopatologia. Ação possibilitou aos visitantes, uma chance de conhecer melhor sobre a agricultura no Brasil, buscando entender quais são as oportunidades e os desafios que os agricultores enfrentam no país.

Além disso, tiveram a chance de vivenciar outra cultura, língua e trocar experiências com estudantes brasileiros. De acordo com os canadenses, a visita ao IF foi um dos pontos fortes de toda a viagem, pois os professores, funcionários e estudantes foram muito acolhedores e eles se sentiram bem recebidos no Instituto.

Durante a ação no Campus Barbacena, os visitantes conhecerem o Núcleo de Agricultura e o Núcleo de Zootecnia. “Exploramos a vitrine de culturas anuais e os pomares do Instituto, onde os alunos puderam observar de perto algumas das principais culturas cultivadas no Brasil e na nossa região, como milho, soja, feijão, plantas de cobertura, goiaba, mamão, banana e citrus.” destacou a servidora do Campus Barbacena, Dra. Giulia Nayara Duarte.

O grupo teve a oportunidade de conhecer o manejo dessas culturas, além de compreender como o clima e as condições locais influenciam a produção agrícola. Os visitantes também puderam degustar uma variedade de alimentos típicos consumidos no Brasil, como milho verde, sorvete de milho verde, curau de milho, doces (figo, tamarilho e cenoura com coco) e queijo de cabra, que foram cuidadosamente preparados pelos setores de alimentos e laticínios do Campus Barbacena. Além disso, frutas produzidas na região de Barbacena, como pitaia, banana e goiaba, foram oferecidas, proporcionando uma experiência sensorial completa, que combinou sabor e aprendizado.

A servidora Giulia e os discentes Ana Lívia, Ana Clara e Mateus, do Grupo de Estudos em Culturas Anuais (GECAN), e Maria Alice, Ayumi, Alexssander e Pedro do Grupo de Estudos em Fruticultura (GEFRUT) e Samilly do Centro Acadêmico (CA) que acompanharam a visita, destacaram a importância da troca de experiências e o valor do aprendizado conjunto. “A interação entre os alunos brasileiros e canadenses foi uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos, desafios e identificar novas possibilidades agrícolas, considerando as diferenças climáticas entre os dois países. A visita também destacou a importância da troca cultural, além de reforçar o valor do inglês como ferramenta de comunicação internacional e integração acadêmica. Esse tipo de intercâmbio enriquece ainda mais a formação dos nossos alunos e fortalece a missão do IF Campus Barbacena de promover a educação, o conhecimento e a inovação no campo da agricultura, com uma visão globalizada. O IF Campus Barbacena agradece a visita e espera poder continuar fomentando essas oportunidades de aprendizado e colaboração internacional.”, enfatizou a servidora Dra. Giulia Nayara Duarte.

Os visitantes canadenses também elogiaram a visita, a qualidade do Campus e as trocas de experiências realizadas durante o encontro:

Rianna Kish: “Barbacena tem um campus lindo, e os alunos/professores criaram um ambiente acolhedor para nós! Adorei ver o layout do campus e como ele varia em comparação com o USask. A comida de boas-vindas feita fresca com produtos do campus foi um dos meus destaques. Foi ótimo poder ver a produção do círculo completo. Gostei de caminhar pelos testes de cobertura de culturas e ver todos os animais, especialmente a aquicultura e a produção de frutas que não temos. Todos fizeram um trabalho fabuloso de organizar nosso grupo e cuidar de nós quando nossas atividades terminaram. Sei que o destaque dos caras foi jogar futebol com os estudantes universitários!”

Gavin Ingram: “Achei o campus de Barbacena lindo. Os alunos e a equipe foram extremamente convidativos e os prédios históricos do campus, as histórias e a grande variedade de instalações agrícolas fizeram dele um ótimo lugar para visitar e aprender sobre agricultura no Brasil. Estar localizado no centro da cidade acrescentou à singularidade do campus e nos permitiu conectar e ar mais tempo com os alunos de Barbacena. Foi um prazer visitar a universidade de Barbacena, e aproveitei cada momento!”

“Jaylyn Marsh: visitei a Universidade de Barbacena recentemente em fevereiro. Fui lá como turista da universidade. Sou originalmente de Saskatchewan, Canadá, mas estava visitando como parte do programa de Estudos no Exterior no Brasil. Minhas primeiras impressões da equipe foram incríveis, embora eu não pudesse me comunicar diretamente com alguns deles devido à barreira do idioma. Cada pessoa que conheci me fez sentir bem-vinda sem o uso da linguagem. Uma parte que tornou a Universidade tão acolhedora foi a comida fornecida ao nosso grupo visitante. Foi acima e além da hospitalidade e foi realmente apreciada. Permitiu que eu e outros estudantes canadenses experimentássemos como seria ser um estudante na Universidade. Todos os estudantes e funcionários tinham muito conhecimento e paixão por sua universidade. Eu poderia dizer com base na breve visita que todos adoraram fazer parte da comunidade da Universidade de Barbacena. Muito obrigado pela oportunidade de aprender sobre sua escola e cultura!”

A visita foi intermediada pela egressa do Campus Barbacena Sheila Andrade e a Diretoria de Extensão do Campus Barbacena.

Sheila Andrade iniciou sua trajetória no Campus Barbacena em 2008, quando cursou o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Após finalizar o curso técnico, a egressa verticalizou no Campus Barbacena, cursando o Bacharelado em Agronomia.

“Durante a graduação. tive a oportunidade de participar do programa Ciência sem Fronteiras, por meio do qual minha ligação com o Canadá começou. Fiquei um ano e meio na província de Alberta e tive a oportunidade aprimorar o inglês e aprender sobre a agricultura do país. No meu retorno no Instituto fui estudante de iniciação cientifica na área de Fitopatologia com o professor Dr. Alex Botelho e foi quando comecei a me apaixonar pela área. Após terminar a graduação ingressei no mestrado na Universidade Federal de Viçosa também na área de Fitopatologia. Durante meu mestrado, surgiu o interesse de fazer o doutorado fora, e foi quando comecei a aplicar para vagas nas universidades canadenses. Fui aceita na Usask, sob orientação do professor Dr. Randy Kutcher.”

A egressa destacou a importância do Campus Barbacena em sua trajetória. “O IF sempre foi minha segunda casa, e sou muita grata por todas as oportunidades que tive durante meu tempo na instituição. Com certeza, muitas portas se abriram depois da minha jornada no IF. Quando surgiu a oportunidade dos estudantes canadenses visitarem o Brasil, especificamente Minas Gerais, eu fiquei muito empolgada e inclui Barbacena/ IF na programação. Ter tido a oportunidade de mostrar para outros estudantes nossa instituição, e toda sua infraestrutura, como o núcleo de agricultura e zootecnia foi uma experiência muito gratificante. Agradeço a diretoria geral, a diretoria de extensão, professores, técnicos, grupos de estudos, centro acadêmico, alunos, e a todos os envolvidos por nos receber e fazer esse dia tão memorável. Meu Muito Obrigada!”, finalizou Sheila Andrade.

Com informações: Sheila Andrade e Giulia Nayara

Fotos: Giulia Nayara e Eliane Loschi.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes