Para encerrar a missão da Congregação das Irmãs Mercedárias da Caridade em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, o Hospital de Nossa Senhora das Mercês realiza, nesta terça-feira (03/12), celebração da Santa Missa de Ação de Graças pelos 76 anos de presença fecunda das religiosas na instituição de saúde.
As religiosas partiram no dia 09 de novembro para uma nova missão. A história das Irmãs Mercedárias da Caridade em São João del-Rei começou em 21 de julho de 1948, a pedido da direção do hospital, que vinha sendo construído desde abril de 1942. No início, as irmãs mercedárias dedicaram-se a ajudar na implantação do Hospital e, com a sua inauguração em 05 de novembro de 1949, o trabalho também foi direcionado junto aos pacientes que lá recorriam para a restituição da saúde, desde o apoio direto aos pacientes, oferecendo não só cuidados físicos, mas também apoio espiritual e emocional. As irmãs foram responsáveis pela capela do hospital e visitavam os pacientes diariamente como ato de acolhimento
Realizando o trabalho junto do hospital, nasceu também o desejo de desenvolver a obra social no bairro Tijuco. Há um pouco mais de 30 anos, a Irmã Gema, deu início aos trabalhos junto aos moradores do bairro. Começou oferecendo aulas de corte e costura para as mulheres e servia sopa às crianças.
O projeto no bairro Tijuco cresceu e ou a incluir uma creche para atender crianças de famílias carentes, além de um trabalho assistencial contínuo com distribuição de cestas básicas e doações de móveis. Esse apoio foi essencial para inúmeras famílias ao longo das décadas.
Segundo a Irmã Maria Antônia, além do trabalho social desenvolvido junto às famílias do bairro, a ordem também colaborou em outras atividades paroquiais. “Estivemos presente no círculo bíblico, no coral paroquial, no Ministério da Comunhão Eucarística, na catequese e sempre presente aos mais necessitados, doando alimentos, oferecendo refeições e visitando as famílias”, conta.
Após décadas de trabalho em São João del-Rei, as Irmãs Mercedárias da Caridade partem agora para uma nova missão. As irmãs deixam um legado de solidariedade e fé que certamente será lembrado e sentido por muitas gerações.

Com informações: Diocese de São João del-Rei.