Governo de Minas inaugura novo batalhão especializado para reforçar segurança em grandes eventos

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Estado institui o Bepe, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), para ampliar estrutura e garantir policiamento preventivo e repressivo em eventos como jogos, shows e atividades culturais

O Governo de Minas apresentou o novo Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Belo Horizonte, nesta terça-feira (13/5). O grupo tem a missão de assegurar o policiamento preventivo e repressivo em eventos de grande porte no estado, como jogos de futebol, shows e atividades culturais, seguindo um planejamento estratégico específico.

O governador Romeu Zema inaugurou o novo batalhão, que será instalado dentro do Complexo da Polícia Militar no bairro Gameleira e é resultado da reformulação da antiga Companhia de Polícia Militar Independente de Recobrimento e Eventos, que a a contar com uma maior estrutura. A mudança também gera transformações istrativas e operacionais, garantindo maior autonomia em áreas como pessoal, inteligência e logística.

 “É uma satisfação enorme ter mais um avanço na segurança pública de Minas, que vai reforçar ainda mais o trabalho da nossa Polícia Militar, que se esforça para combater a criminalidade no nosso estado. Então os mineiros só têm a ganhar com a inauguração do Bepe”, disse o governador.

 Zema destacou a importância do batalhão para atrair mais turistas e garantir a segurança deles e dos mineiros nos grandes eventos. “O Bepe vai permitir que o turismo em Minas e os eventos sejam ainda mais valorizados e procurados. Quem viaja para conhecer culturas, ir em grandes eventos, quer estar em segurança”, ressaltou.

Além da função prioritária, o Bepe também será empregado em missões suplementares, apoiando outras unidades da corporação, conforme alinhamento tático entre as unidades envolvidas. A nova estrutura também assimila o antigo Batalhão Metrópole e, como o efetivo ampliado, terá uma capacidade de resposta mais ampla e eficaz em diferentes cenários operacionais.

 “A criação do Bepe veio de uma diretriz criada por essa gestão comprometida com a segurança dos mineiros e buscando uma eficiência no uso de recursos humanos e logísticos. Com o batalhão, nós vamos ter uma melhor forma de dar a resposta em grandes eventos para garantir a segurança de todos”, salientou o comandante-geral da PMMG, coronel Frederico Otoni.

 A inauguração do novo batalhão é mais um avanço para a segurança pública de Minas Gerais, levando em consideração os grandes eventos que serão realizados no estado, como a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que terá o Mineirão como uma das sedes.

Comandante do novo batalhão, o tenente-coronel Josmar Henrique Garcia ressaltou os benefícios para os mineiros. “Hoje, nós escrevemos um novo capítulo na história da segurança pública de Minas Gerais. A criação do Bepe representa a materialização do compromisso inabalável com a ordem da paz social e com a proteção da nossa população”, disse.

Conselho de Defesa Social

O Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos foi anunciado em abril, durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho de Defesa Social, órgão que estava com reuniões suspensas há dez anos e foi reativado pelo Governo de Minas para aprimorar a resposta das Forças de Segurança aos incidentes ocorridos em grandes eventos.

O Conselho De Defesa Social é presidido pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e tem participação de secretários de Estado, do Legislativo mineiro, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do comandante-geral da Polícia Militar e da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), além de representantes da sociedade civil.

Com informações: Agência Minas.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes