Dom Valter Magno de Carvalho, natural de Capela Nova (MG) e com atuação em Barbacena, é nomeado pelo Papa Leão XIV novo Bispo de Ituiutaba (MG), nesta quinta-feira (22/05), após pedido de renúncia apresentado por Dom Irineu Andreassa, da Ordem dos Frades Menores (OFM), ao governo da Diocese de Ituiutaba (MG). Antes a nomeação, Dom Valter exercia a função de Bispo Titular de “Giufi” e Auxiliar na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Dom Valter teve forte atuação em diversos segmentos e paróquias da Arquidiocese de Mariana, inclusive em Barbacena.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagem de agradecimento ao agora Bispo Emérito e saudação ao bispo que assumirá nova missão.
Saudação ao novo Bispo de Ituiutaba
Estimado irmão, Dom Valter Magno de Carvalho,
Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo Bispo da Diocese de Ituiutaba, em Minas Gerais. Ao mesmo tempo agradecemos ao Papa Leão XIV por esta nomeação para esta Igreja Particular do regional Leste 2 da CNBB.
Em sintonia com o seu lema episcopal “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra), ressaltamos um trecho da primeira Audiência Geral do Papa Leão XIV, da quarta-feira, 21 de maio, no qual refletindo sobre as parábolas, afirma que “Deus nos ama assim: não espera que nos tornemos o melhor solo, Ele nos dá sempre generosamente a Sua palavra”.
Agradecidos por sua disponibilidade em servir à Igreja como seu pastor, desejamos que seu governo pastoral produza bons frutos nesta Igreja Particular. Confiamos seu ministério e a sua nova missão à intercessão de São José, padroeiro da diocese Ituiutaba.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Biografia e trajetória eclesial de Dom Valter Magno
Nascido em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova (MG), Dom Valter Magno de Carvalho é o primeiro dos seis filhos de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.
Iniciou os estudos na escola estadual Urquisa Diniz Chagas, distrito de Palmital dos Carvalhos, em Senhora dos Remédios (MG). Depois ou a estudar em Carandaí (MG), na Escola Estadual Deputado Patrus de Souza e na Escola Municipal Abeilard Pereira. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de Mariana (MG) no ano de 1989. Em 1991 ingressou no Seminário Maior São José da mesma Arquidiocese, onde cursou Filosofia e Teologia. Obteve o bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG). Foi ordenado presbítero no dia 23 de agosto de 1997, em Palmital dos Carvalhos (MG).
Ao longo dos 23 anos de sacerdócio exerceu diversos ofícios na Arquidiocese de Mariana: Diretor da Comunidade do Propedêutico; Assessor Arquidiocesano da Pastoral Familiar; da Paróquia São Sebastião, em Correia de Almeida; Pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena; Coordenador do Curso de Teologia para leigos, em Barbacena; Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês; Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena; Vigário Episcopal; Reitor do Seminário São José e Diretor da Escola Diaconal São Lourenço.
Na Arquidiocese de Mariana, quando era padre, Dom Valter participou dos seguintes organismos: Conselho de Formadores do Seminário São José; Colégio dos Consultores; Conselho Presbiteral; Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos; Conselho Arquidiocesano de Pastoral; Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação; Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.
Foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo titular de “Giufi” e Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no dia 4 de novembro de 2020. Dom Valter escolheu como lema episcopal: “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra). A Ordenação Episcopal aconteceu em 23 de janeiro de 2021, na basílica de São José Operário, em Barbacena (MG). A Missa de apresentação na arquidiocese de Salvador foi realizada no dia 6 de fevereiro do mesmo ano.

Com informações e fotos: CNBB.