Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo da Diocese de São João del-Rei, presidiu, em Barbacena, a missa de encerramento da solenidade comemorativa aos dois anos da Beatificação de Isabel Cristina, realizada nesta terça-feira (10/12), na capela dedicada à Beata.
A última missa de encerramento das festividades religiosa foi concelebrada pelo Padre Adilson Luiz Umbelino, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, e Padre Túlio Otávio Filardi, e contou com a participação do diácono Prado, além de diversos seminaristas da Diocese de São João Del Rei e fiéis.
A festividade em celebração aos dois anos da beatificação teve início com tríduo preparatório, no dia 07/12, com celebrações em horários especiais que contou com números expressivos de fiéis e religiosos. No dia do encerramento, terça-feira (10/12), foram disponibilizados quatro horários de celebrações que contou com a participação várias lideranças religiosas.
A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em especial, e toda a Arquidiocese de Mariana viveram, há dois anos, mais especificamente no dia 10 de dezembro, uma celebração ímpar e regada a muitas bênçãos. Um dia que ficará marcado na história, pois vivenciaram a cerimônia de Beatificação de Isabel Cristina.

Naquela manhã de sábado, o céu se abriu e raios de luz cobriram a cidade de Barbacena deixando o dia mais iluminado, pois um abençoado presente é apresentado a todos os fieis, a Beata Isabel Cristina, um exemplo de pureza e caminhada no segmento a Jesus Cristo. O Parque de Exposição, local escolhido para a cerimônia ficou completamente enfeitado com milhares de fiéis vindos de diversas cidades do Brasil.
A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, pelo Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e pelo Bispo Diocesano de Divinópolis e Presidente do Regional Leste 2 da CNBB, Dom José Carlos de Souza Campos, por vários outros bispos e padres, contando também com a presença do Postulador da Causa de Beatificação de Isabel Cristina, Paolo Vilotta.

Iniciava-se uma devoção ainda maior à Beata Isabel Cristiana, pois o seu exemplo de vida chega de maneira carinhosa ao coração dos fiéis. No dia seguinte, a transladação de seus restos mortais que estavam no Santuário de Nossa Senhora da Piedade para a capela hoje dedicada a Ela. A urna foi depositada embaixo do altar central da Capela.
E para as pessoas poderem conhecer um pouco da vida da Beata Isabel Cristina, no mesmo dia inaugurava-se o Memorial, localizado ao lado da Capela. Desde sua beatificação, é grande a movimentação de romeiros de diversas partes do país para visitar e rezar na Capela da Beata.

Com informações: Paróquia da Piedade/fotos: Paróquia da Piedade e Januário Basílio.