O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, instituiu 13 seminaristas nos Ministérios do Leitorato e do Acolitato. A cerimônia religiosa aconteceu na Catedral Metropolitana em Mariana (MG), na manhã de domingo (03/11), presidida pelo Arcebispo.
Na ocasião, Dom Airton ressaltou que essa festa é sinal de que Deus chama todos para a santidade, isto é, para participarmos da vida divina, para acolhermos o dom da salvação. Ainda em sua homilia, advertiu aos seminaristas instituídos da necessidade de celebrarem o ministério com responsabilidade, uma vez que o exercem em nome da Igreja, como sinal de mais um o dado no itinerário vocacional.
Para os leitores, Dom Airton reiterou a importância de proclamarem a Palavra de Deus com a voz e, sobretudo, com a coerência de vida. Para os acólitos, o serviço ao altar na discrição e com o desejo de serem, nas celebrações litúrgicas e na vida concreta, sinais de Cristo servidor.
Foram instituídos no Ministério de Leitor os seminaristas André Lopes, Claudinei Freitas, Diego Souza, Róbinson Moura e Rômulo Ribeiro. No Ministério de Acólito, foram instituídos os seminaristas Bruno Garcia, Carlos Chaves, Jonas Reis, Lucas Vilela, Mateus Carvalho, Matheus Gomes, Nillo Neto e Vitor Paiva.
Sendo instituído no Ministério de Leitor, o seminarista Diêgo Souza disse que “tendo recebido o ministério de leitor, sinto-me muito emocionado, feliz e agradecido a Deus por mais um o dado em vista do sacerdócio, neste caminho de discernimento e configuração a Cristo, Bom Pastor. Oficialmente, perante o senhor Arcebispo e toda a igreja reunida, assumi publicamente o compromisso de ser um fiel anunciador e propagador da Palavra de Deus. E diante disso, estou ciente de que esse ministério não é uma honra ou mérito, mas uma responsabilidade de servir; sobretudo, testemunhar e viver aquilo que, com os lábios, proclamo e prego”.
Já o seminarista Bruno Garcia, instituído no Ministério de Acólito, expressou que “ser acolhido no ministério dos acólitos foi uma bonita experiência de comunhão e serviço. Comunhão com nossa Igreja particular de Mariana, que me confia este ministério como mais um o na minha jornada de discernimento vocacional. Serviço como concretude do sim dado ao Senhor da messe, que me impele a levar sua presença aos irmãos nas celebrações litúrgicas e na vida diária. Um dia grande alegria para celebrar o dom da vocação e bendizer a Deus pela existência nosso Seminário São José, que há quase trezentos anos tão bem tem cumprido sua missão de ser uma sementeira fecunda no seio das Minas Gerais”.



Com informações e fotos: Comunicação Seminário São José/Arquidiocese de Mariana.