Atualmente, os quase 220km são istrados pela Concer. Empresa vencedora será responsável pela manutenção da rodovia e finalização das obras de Subida da Serra de Petrópolis.
O Consórcio Nova Estrada Real, foi o vencedor do leilão de concessão do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O pregão aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo.
O trecho estava sob responsabilidade da Concer e ará ao Consórcio Nova Estrada Real pelos próximos 30 anos. O grupo vencedor é formado pelas empresas Construcap CS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L.
O critério escolhido foi o maior desconto sobre a tarifa de pedágio.
Três empresas participaram, e o Consórcio Nova Estrada Real ofereceu 14% de desconto. A Sacyr Concessões e Participações do Brasil fez a proposta de 1% de desconto e a EPR Participações propôs 3,08% de desconto.
O trecho concedido tem 218,9 km de extensão e compreende:
BR-040: de Juiz de Fora até a divisa com o estado do Rio de Janeiro
BR-040: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro
BR-495: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ
O trajeto também inclui os municípios de Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis e Duque de Caxias.
Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a previsão é de que o contrato seja assinado até 15 de agosto. Após a , a nova concessionária terá o prazo de até 30 dias para assumir a operação do trecho.
Troca de local da praça de pedágio e outras melhorias
A nova concessionária será responsável pela infraestrutura e a prestação de serviços essenciais para a recuperação, manutenção, conservação, operação e ampliação da capacidade da rodovia. A empresa também deverá finalizar as obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis, paradas desde 2016.
Outras melhorias previstas no edital:
114,3 km de duplicações marginais
11,7 km de ciclovias
32 pontos de ônibus
3 túneis
12 arelas
1 área de escape
5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs)
Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais, etc
Segundo o edital, a praça de pedágio instalada em Simão Pereira também será transferida para Levy Gasparian – a aproximadamente 25km de onde funciona atualmente.
Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram elaborados pela Infra S.A. e aprovados pelo Ministério dos Transportes e preveem quase R$ 9 bilhões em investimentos.

Com informações: G1 Zona da Mata.