Congonhas aposta em novos projetos culturais e propõe carnaval mais diurno

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

A Prefeitura de Congonhas, na região Central de Minas, propondo um carnaval mais diurno, aposta em novos projetos culturais durante o feriado momesco. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult) de Congonhas, Pedro Cordeiro, detalhou os planos e desafios da entidade para 2025, destacando ações voltadas ao fortalecimento da cultura e à ampliação do o da população aos espaços culturais do município.

Além da Rádio Educativa, a Fumcult istra diversos equipamentos culturais, como os museus, a Estação, o Teatro Dom Silvério, Cineminha, entre outros. Esses espaços são essenciais para a promoção e preservação da cultura local.

Entre as principais metas para o ano, está a inauguração do Parque Natural da Romaria, previsto para este ano. “O parque será um espaço de convivência e aprendizado, com orquidário e borboletário. É um local para caminhar, receber as crianças e escolas, além de ser um ambiente de conhecimento e lazer”, explicou. Outro foco é a reativação do Museu de Mineralogia, atualmente fechado. “Temos muitos desafios e muita coisa a ser feita. A reabertura desse museu é uma das nossas prioridades”.

Cinema, Mostra Asiática e Planejamento Cultural

O Cine Teatro Leon também será amplamente explorado pela fundação, com programação diversificada. “Além de filmes, o espaço vai respirar cultura o tempo todo”.

Dentro da programação de início de ano, o município receberá a Mostra de Cinema Asiático, que começa nesta sexta-feira, dia 17, e segue até 2 de fevereiro, no Cinema da Romaria.

Para a continuidade das ações culturais, o diretor reforçou a necessidade de um planejamento plurianual e destacou a importância da participação da população nas decisões. “Peço que participem dos conselhos da cidade. É uma forma de envolver a comunidade na construção das políticas culturais.”

Carnaval e oficinas de férias

Sobre o carnaval, foi destacada a presença de tradicionais escolas de samba, como a Casa Imperial e a Jacuba, além da estreia da Unidos do Cabuloso. Um dos objetivos é promover um Carnaval mais diurno.

“O Quarteirão do Samba foi uma ideia que tivemos e permanece até hoje, garantindo uma festa bem-organizada e atrativa”, destacou.

A partir da próxima semana, a Fumcult também promoverá o projeto “Férias no Museu”, com oficinas voltadas para crianças e famílias. “É uma oportunidade para as famílias conhecerem o museu e as crianças participarem de atividades educativas e culturais durante as férias”.

Inscrições na recepção do Museu ou pelo e-mail: edu.museudecongonhas@gmail. com

Com informações: Prefeitura de Congonhas.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes