Conclave para escolher novo papa começa dia 7 de maio, diz Vaticano

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

Data foi escolhida durante reunião de cardeais nesta segunda-feira (28)

O conclave, votação dos cardeais da Igreja Católica para escolher um novo papa, começará dia 7 de maio, conforme anunciou o Vaticano. A data foi escolhida durante uma reunião dos cardeais realizada nesta segunda-feira (28).

A reunião também definiu que a Capela Sistina será fechada ao público para iniciar os preparativos do conclave. O encontro, chamado de Congregação Geral, foi o quinto realizado desde a morte de Francisco.

A votação começará após o final da Novendiales, período de luto de nove dias por conta da morte do Papa Francisco que teve início no sábado após seu sepultamento.

Apesar da data para o conclave ter sido definida, ainda não há uma previsão oficial de quando a Igreja Católica terá um novo papa, por conta do modelo de votação e das regras da eleição.

Ao todo, 133 cardeais irão participar do conclave. Desses, oito são brasileiros. Veja quem são:

Conclave terá o maior número de cardeais brasileiros da história; saiba quem são

Mineiro Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, não pode votar, mas pode ser escolhido

Oito cardeais brasileiros poderão suceder ao Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21). Desses, sete estão aptos a participar do Conclave – eleição que define o novo papa -, de acordo com o Vaticano. O processo começa no dia 7 de maio.

O Conclave, a reunião secreta que define quem comandará mais de 1,4 bilhão de fiéis no mundo, terá o maior número de cardeais brasileiros da história.

Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Dentre os oito cardeais brasileiros, um deles, o mineiro Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, tem 88 anos e não poderá votar.

Apesar disso, Raymundo Damasceno pode ser escolhido como novo papa, assim como todos os outros cardeais brasileiros.

Francisco, primeiro papa latino-americano

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21). O pontífice Jorge Mario Bergoglio ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Francisco assumiu o papado em 2013. Ele foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.

Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.

Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.

Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.

Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.

Com informações: Hoje Em Dia/fotos: Vatican News/Divulgação.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes