Caravana de tratores percorrerá 200 km da Estrada Real em Ouro Branco e região

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

A terceira edição do “Viajando com V de Valtra” celebra a fé e a agricultura visitando cidades e vilarejos de Minas Gerais por quatro dias

A Estrada Real, em Minas Gerais, será palco do “Viajando com V de Valtra”, evento que celebra a fé, a tradição agrícola e a inovação tecnológica. De 13 a 15 de setembro, os participantes vão percorrer 200 km em uma caravana formada por tratores da Valtra – fabricante de máquinas agrícolas. Durante esses quatro dias, o evento não apenas vai valorizar a cultura local e o agronegócio, mas também irá reforçar a importância da união entre tradição e modernidade no campo.

A caravana percorrerá cerca de 200 kmem Minas Gerais, com início em Santana dos Montes e ará por Itaverava, Ouro Branco, Itatiaia, Lavras Novas, Chapada, até chegar a Mariana e Ouro Preto. O grupo se reúne dia 12 para revisão final dos tratores antes de pegar estrada e, de 13 a 15, durante três dias, os mais de 60 participantes, incluindo produtores rurais, agro influenciadores digitais, concessionários e a equipe Valtra, terão a oportunidade de vivenciar e percorrer a Estrada Real de maneira única. 

O caminho histórico foi escolhido a dedo. A Estrada Real, que remonta ao século XVII, foi o trajeto pelo qual as riquezas do Brasil colonial foram escoadas. Ela conectava as minas de ouro e diamantes no interior do país às cidades costeiras, especialmente Rio de Janeiro e Paraty. Hoje, é a maior rota de turismo do Brasil, com 1.630 km de extensão, ando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de sua importância histórica, a Estrada Real é rica em cultura, preservando igrejas, construções e belezas naturais, como cachoeiras e mirantes.

Entenda a escolha da Estrada Real para o trajeto de 2024

A Estrada Real representa mais do que um simples trajeto histórico. Ela simboliza a essência do agronegócio brasileiro, ligando o ado ao presente, a tradição à inovação. O diretor comercial da Valtra, Cláudio Esteves, enfatiza que essa rota foi escolhida por representar o encontro entre esses dois mundos.

“Ao trilhar os mesmos caminhos que foram percorridos pelos desbravadores e agricultores ao longo dos séculos, a Valtra reafirma seu compromisso em continuar avançando lado a lado com o produtor rural, preservando a herança cultural ao mesmo tempo em que oferece tecnologia de ponta para aumentar a produtividade e a sustentabilidade no campo”, destaca Cláudio.

Minas Gerais possui uma conexão histórica e profunda com a agricultura. O estado concentra 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais de 1,8 milhão de trabalhadores atuam no setor, fazendo de Minas o líder nacional na produção de café, leite, batata, morango e alho. Esses produtos, que são parte integral da economia e cultura do estado, também refletem a perseverança e dedicação dos produtores rurais mineiros.

A missão desses agricultores, no entanto, não é simples. Os desafios do campo exigem uma constante renovação no planejamento das etapas de cultivo, com o objetivo de aumentar a precisão, a produtividade e a lucratividade. Essa dinâmica demanda máquinas e estratégias cada vez mais avançadas, capazes de transformar dados em informações valiosas e oferecer soluções de mapeamento de produtividade por zona.

Viajando com V de Valtra

Iniciado em 2022, o projeto “Viajando com V de Valtra” tem como objetivo promover a cultura e as tradições locais ao longo de diferentes regiões do Brasil, enquanto destaca os avanços tecnológicos e o compromisso da Valtra com o agronegócio. A caravana de tratores é uma forma de estreitar os laços entre a marca e os produtores rurais, mostrando que é possível conciliar o respeito pelo ado com a inovação necessária para o futuro.

Saiba quais são os tratores que farão parte da caravana

Os tratores selecionados para esta edição da caravana ‘Viajando com V de Valtra’ incluem modelos da Série A2R e os tratores fruteiros. A Série A2R, por exemplo, conta com os modelos A800R e A990R, que são extremamente robustos, com excelente capacidade de tração e notável economia de combustível. “Estes tratores são multifuncionais, podendo ser utilizados tanto no preparo de solo para a produção de alimentos quanto na pecuária. São ideais para a pecuária leiteira, uma atividade amplamente praticada em Minas Gerais, oferecendo facilidade de operação, robustez e eficiência no consumo de combustível”, diz Fabio De Biase, Gerente de vendas Valtra.

A outra série de tratores escolhida é a dos tratores fruteiros, como o modelo A73F. Este é um trator compacto, ideal para operações em entrelinhas estreitas, como as do cultivo de café em Minas Gerais. Apesar de compacto, o A73F oferece grande robustez, excelente economia de combustível e um posto de operação extremamente confortável para o agricultor. Além disso, seu sistema hidráulico é superior, com até 25% mais capacidade nas válvulas de controle remoto e no sistema de três pontos, comparado a tratores da mesma categoria. Em 2021 e 2022, este trator foi eleito ‘Trator do Ano’ na categoria de tratores especiais e estreitos. Com mais de 60 anos de presença no Brasil, a Valtra continua a oferecer tratores adequados para operações em ambientes compactos, garantindo segurança, conforto e economia para os produtores.

Com informações:  Estado de Minas/foto: Divulgação.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes