Militares do Corpo de Bombeiros de Barbacena atuaram em uma ocorrência de resgate de animal, na manhã deste domingo (20/04), onde cão havia ficado preso, há cinco dias, em local de difícil o, denominado Pedra do Índio, na zona rural do município de Desterro do Melo, na Região Geográfica Intermediária (RGInt) de Barbacena.
De acordo com relatos do solicitante, o cachorro encontrava-se preso em uma pedreira há cinco dias, e que, apesar de tentativas, ninguém conseguia resgatá-lo por se tratar de um lugar muito perigoso.
De posse das informações, os bombeiros, após avaliação dos riscos de ar a pedreira, iniciaram a operação de busca e salvamento do referido cão. Como não havia a possibilidade de estacionar a viatura nas proximidades da pedreira, foi necessário caminhar transportando os equipamentos por cerca de 1,5 km, subindo e descendo montanhas e desbravando uma área de mata fechada.
Ao chegarem no fim do percurso, os bombeiros fizeram uma avaliação criteriosa do local sendo constatado que, de fato, havia inúmeros riscos, sendo que qualquer falha poderia ser fatal.
No decorrer do trajeto, foi encontrado um pequeno arbusto, onde foi feita a ancoragem para que os militares montassem uma rota de rapel e assim prosseguissem êxito na operação.
Após descerem cerca de 50 metros por um paredão rochoso e efetuarem buscas por muito tempo, quando a corda já estava chegando ao final, encontraram o cão em uma das fendas da pedreira. Logo, ele foi amarrado com muita cautela, preservando sua integridade física, e posteriormente foi iniciado o trabalho de subida que demandou muita técnica e resistência, afinal tratou-se de uma ocorrência com alto grau de complexidade. Chegando ao topo da pedreira, traçaram todo trajeto novamente, porém dessa vez com o cão nos braços. Ao chegarem em um local seguro o cão foi entregue ao próprio solicitante que se comprometeu a cuidar do animal.

Com informações: Bombeiros Militar.