A 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, sediada em Barbacena, realizou entre os dias 16 e 18 de setembro, um ciclo de treinamentos sobre o Sistema de Comando de Operações (SCO). O treinamento aconteceu em três etapas, nas cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei, com capacitação voltada para membros da Rede Integrada de Emergência (RINEM) e do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), além de militares dessas regiões, totalizando mais de 90 participantes.
O treinamento, coordenado pelo Major Ronaldo Rosa de Lima e pelo 2º Tenente Leonardo Inácio da Silva, teve como objetivo aprimorar as habilidades dos participantes para atuarem em emergências de forma integrada e eficaz. Composto por instrução teórica e um exercício prático de mesa. O curso destacou a importância da coordenação entre múltiplas agências e a aplicação do SCO em crises de diferentes magnitudes.
O ciclo de treinamentos iniciou-se em Barbacena, no dia 16 de setembro, seguido por São João del-Rei no dia 17, e concluído em Conselheiro Lafaiete no dia 18 de setembro. Durante as atividades, os participantes foram capacitados para utilizar o SCO, que é uma ferramenta essencial para o comando, controle e coordenação de respostas em emergência, promovendo a estabilização de crises e a proteção de vidas e propriedades.
A realização do treinamento reflete o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a constante qualificação de seus agentes e a cooperação entre órgãos de resposta à emergência, garantindo uma atuação mais eficiente e coordenada para o bem-estar da população.





Com informações: Bombeiros Militar.