Bispo barbacenense participa de Novena Solene em Aparecida/SP

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

O Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, filho de Barbacena, presidiu o quarto dia da novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, em solenidade religiosa realizada, no domingo (06/10), no Santuário Nacional dedicado à padroeira do Brasil, em Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, que teve como tema de reflexão: “Mãe Aparecida, na caridade está nossa Esperança”.

A festa em homenagem à Padroeira do Brasil teve início na quinta-feira, 03 de outubro, e segue até o próximo dia 12/10. A devoção nacional à Virgem Maria reúne, todos os anos, milhares de pessoas no templo religioso. Neste ano, a cada dia da novena, um bispo – de diferentes lugares do país – é convidado pelo Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom Orlando Brandes, para conduzir as celebrações solenes.

Durante a reflexão, Dom José Eudes destacou o ensinamento de Maria para com seus filhos, em meio da caridade e esperança. “Hoje queremos nos encontrar com a Mãe Aparecida e aprender que na ‘caridade está nossa esperança’. A esperança sem a caridade nos transforma em meros espectadores da vida, ivos diante dos acontecimentos do mundo. Nossa Senhora nos ensina a esperar com bases no amor, na caridade. Na vida de Maria, a esperança sempre foi operante, trabalhadora, cheia de vigor para amar. Maria não ficou esperando a vida ar diante de seus olhos, mas se colocou a caminho para mostrar que esperava em um Deus que a impulsionava ao exercício caridoso do amor. Que possamos aprender com Ela a não esperar o tempo ar com os braços cruzados, mas esperemos exercendo para com os outros a caridade fraterna. Olhemos para o exemplo de Maria e coloquemo-nos apressadamente no caminho da esperança e da caridade, para fazer aos irmãos de Jesus o bem que ele quis que fizéssemos”, pontuou.

O bispo ainda destacou algumas obras sociais realizadas no Santuário Nacional como forma concreta de caridade cristã. “Esta esperança que encontra sua concretude no amor pode ser percebida no testemunho que brilha neste Santuário. São muitas as iniciativas que aqui são promovidas para transformar a esperança em amor concreto para com os irmãos e irmãs. Neste Santuário são celebrados os mistérios da fé e, consequentemente, aqui são vivenciadas as obras de misericórdias, que Nosso Senhor nos ordena no Evangelho. Atualmente, o Santuário Nacional cumpre sua responsabilidade social junto ao município de Aparecida e às cidades vizinhas, Potim e Roseira, oferecendo atividades como capacitação, qualificação, geração de renda e promoção da qualidade de vida, de forma gratuita, por meio dos Projetos e Obras Sociais Filiais. Muitos são os testemunhos bonitos”.

Com informações: Diocese de São João del-Rei.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes