A Prefeitura de Barbacena e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar realizam nesta quinta-feira (08/05), cerimônias comemorativas alusivas ao 80º aniversário do término da II Guerra Mundial – “Dia da Vitória”.
O evento inicia, às 8h, com missa solene na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguido de solenidade cívico-militar e entrega da Medalha Expedicionário Álvaro Jabur, às 09h30, em frente ao monumento em homenagem aos “Pracinhas” na praça Dom Silvério.
O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, presidirá a cerimônia cívico-militar, que contará com o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, homenagem aos ex-combatentes e a entrega da Medalha do Dia da Vitória Expedicionário Álvaro Jabur a 24 personalidades. Esta comenda é uma concessão da Prefeitura de Barbacena.
O evento conta com o apoio da 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais e da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar.
A data
O Dia da Vitória relembra o 8 de maio de 1945, quando as tropas do nazifascismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética. Nesse dia, os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e do Alto Comando das Forças Armadas Soviéticas, am em Berlim a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite do mesmo dia. Ao todo, 25 mil brasileiros e brasileiras lutaram na Itália, enfrentando toda sorte de dificuldades, em um terreno adverso e severas condições climáticas.
A medalha
Criada em 2014, a Medalha do Dia da Vitória Expedicionário Álvaro Jabur é agraciada àqueles que prestaram relevantes contribuições ou que tiveram concorrido de alguma forma para o engrandecimento da Prefeitura, do Município de Barbacena, do Estado de Minas Gerais, das Forças Armadas e do Brasil. A comenda é uma concessão da Prefeitura de Barbacena, por meio da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Governo e Secretaria de Cultura e Turismo.

Com informações: EPCAR/foto: Januário Basílio.