O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton José dos Santos, foi agraciado com a Grande Medalha da Inconfidência, durante solenidade realizada pelo Governo de Minas, na manhã de segunda-feira (21/04), em Ouro Preto. Dom Airton recebeu a comenda das mãos de Romeu Zema, Governador de Minas Gerais.
A Medalha da Inconfidência foi criada pelo governador Juscelino Kubitschek em 1952, entregue a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais. Além disso, tradicionalmente, no dia 21 de abril a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto.
Em 2025, foram 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um) – esta última, honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
Neste ano, devido ao falecimento do Papa Francisco e ao decreto de luto oficial vigente em Minas Gerais, a cerimônia da Medalha da sofreu mudanças. As músicas não foram executadas, incluindo o Hino Nacional, e as bandeira de Minas Gerais e do Brasil foram hasteadas a meio mastro. Foi realizado, ainda, na Praça Tiradentes, um minuto de silêncio em memória ao pontífice.
Ao iniciar o seu pronunciamento, o governador Romeu Zema falou com pesar sobre a morte do Santo Padre e destacou o seu legado para a humanidade.
“O Papa Francisco foi mais que um líder religioso, mas um símbolo de esperança, simplicidade e justiça social. Seu legado permanecerá vivo na memória dos que acreditam em um mundo mais fraterno e solidário”, homenageou o governador Romeu Zema.

Com informações: Agência Minas.