Paróquias de Barbacena iniciam Ofício Solene do Setenário das Dores; saiba mais sobre o rito católico

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Instagram

No último fim de semana, paróquias de Barbacena e São João del-Rei deram início “Semana das Dores”, também chamada de “Setenário das Dores”. Integrante das celebrações da Quaresma, o rito é um período de reflexão sobre as sete dores vividas por Maria ao longo da vida de Jesus.

Na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, a cerimônia do ofício solene do Setenário das Dores teve início na última sexta-feira (04/04) e se estende até 10 de abril, com missa todos os dias, às 19h, seguido de rito solene no Santuário. A Semana do Ofício Solene também  acontece em todas as paróquias de Barbacena.

A partir do dia 11 de abril, sexta-feira (11/04), a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em comunhão com as Paróquias: Nossa Senhora da Assunção, Bom Pastor, São José e São Sebastião, inicia a programação solene da Semana Santa com celebração eucarística no Santuário às19h, no Santuário, seguido de procissão com o depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores em direção à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte/Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

No dia 12 de abril, sábado, após celebração eucarística das 19h, no Santuário, a paróquia realiza a procissão com o depósito da imagem do Senhor Bom Jesus dos os em direção a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

No dia 13 de abril, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, missas no Santuário às 08h; 10h; 12h e 15h. Missa, bênção e procissão dos Ramos às 09h15, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguido de procissão em direção ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. Às 16h, acontece missas na Igreja Nossa Senhora do Rosário e na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, logo após, procissão com os depósitos das imagens de Nossa Senhora das Dores e Senhor Bom Jesus dos os em direção à praça dos Andradas, onde acontece o Sermão do Calvário em frente ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, proclamado pelo Padre Wesley Pires dos Santos, Pároco da Paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto.

Sobre o rito do Setenário das Dores

O rito consiste na reflexão sobre as principais dores da Santíssima Virgem na trajetória de vida de seu Filho Jesus e, especialmente, aquelas que lhe advieram por ocasião de sua paixão, morte e sepultamento. O setenário se alicerça na Palavra de Deus, onde são identificadas as sete dores de Maria, desde a profecia do velho Simeão, até a morte e sepultamento de Jesus Cristo.

Maria transforma sua solidão e sua dor em êxtase de santidade e suas lágrimas não mitigaram a dor por tão grande sofrimento, mas tornou-se participante do mesmo sacrifício de seu Filho, levando-nos a unir com suas dores e às dores de Nosso Senhor Jesus Cristo, além de traçar um paralelo com a história de várias mães que sofrem diante dos vícios, torturar, doenças e mortes de seus provenientes.

Por que sete dores?

De muitas formas sofreu Maria Santíssima durante a sua vida terrena, porém sete delas são especialmente objeto da devoção dos fiéis. São episódios tirados dos Santos Evangelhos e que formam o caminho de dores da Filha amorosa de Deus Pai, sofrendo em sua alma padecimentos semelhantes aos da Paixão de seu Divino Filho. Os episódios narrados no Evangelho são:

1) A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão;
2) A fuga para o Egito;
3) A perda do Menino Jesus no Templo;
4) O encontro com Jesus no caminho do Calvário;
5) O momento em que se encontrou de pé junto à Cruz de Jesus;
6) Quando teve o corpo de Jesus morto em seus braços;
7) O sepultamento de Jesus.

Deus deu a Maria tudo o que havia de melhor! No entanto, em determinadas etapas de sua vida, para Ela o melhor era sofrer. Como ocorreu na Paixão, quando ou por um tremendo tormento. Sofreu muito mais do se fosse ela própria crucificada, pois a dor que sentiria na sua crucifixão não seria nada perto do que ver seu próprio Filho crucificado.

Fonte pesquisada: Diocese São João del-Rei/fotos: Januário Basílio.

 
Receba todas as notícias do Vertentes das Gerais no WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Instagram

Google News - Vertentes das Gerais

Siga e acompanhe as Principais Notícias de Barbacena, Lafaiete e Região

Leia também:

Fale com o Vertentes