Na manhã de quinta-feira (11/07), o Corpo de Bombeiros Militar de Barbacena atuou na captura de uma Tamanduá-mirim que havia sido atacado por cães em uma residência no município de Barroso, no Campo das Vertentes.
Quando os militares chegaram ao local, depararam com o animal acuado dentro do quintal da referida residência. Ele foi capturado e levado para avaliação veterinária em Barbacena. Após a avaliação da médica veterinária, não foram constatadas lesões significativas e o animal se encontrava apto para soltura.

No Brasil, o Tamanduá-mirim está presente em todo o território nacional, ocupando todos os biomas. Assim como nas demais espécies de tamanduá, os membros dianteiros são bem desenvolvidos, com garras nos dedos médios bem afiadas, em forma de gancho. Não possui dentes e a língua pode chegar a 40 cm de comprimento.
A dieta do Tamanduá-mirim consiste, basicamente, de cupins e formigas. Pelo fato de não possuir dentes, ingere os alimentos inteiros, que depois são triturados no estômago, cuja musculatura é parecida com a da moela de aves.
De acordo com os bombeiros, as principais ameaças para a espécie são atropelamentos, incêndios florestais, perda de habitat, caça e conflitos com animais domésticos.

Com informações: Bombeiros Militar.